Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/elds/public_html/pt.elds.org/wp-content/themes/CodeBlue-AIgrejaMormon/config.inc.php on line 3
A Sociedade de Socorro Mórmon | A Igreja Mormon

A Sociedade de Socorro Mórmon

maio 13, 2011 por
Arquivado como: Doutrinas, Ensinamentos, Organização da igreja 

A Sociedade de Socorro é a organização auxiliar oficial das mulheres de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Os membros desta igreja são chamados Mórmons porque eles aceitam o Livro de Mórmon como escritura, um livro que Testifica de Jesus Cristo e é um livro que acompanha a Bíblia.

O manual oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias explica o propósito da Sociedade de Socorro:

A Sociedade de Socorro prepara as Mulheres para as bênçãos da vida eterna, ajudando a aumentar sua fé e retidão pessoal, fortalecer as famílias e lares, e ajuda àqueles em necessidade. A Sociedade de Socorro cumpre estes propósitos através das instruções dominicais do evangelho, outras reuniões da Sociedade de Socorro, professora visitantes, e serviço de bem-estar e compaixão. (Ver Manual 2: Administrando a Igreja.)

A Sociedade de Socorro, em 1842 começou quando as mulheres da igreja disseram a Joseph Smith, seu primeiro profeta e presidente, que queriam uma organização de  mulheres semelhante as que haviam em moda em todo o país. Ele lhes disse que tinha um plano melhor para elas, um planejado pelo próprio Deus para elas e que havia se perdido na Grande Apostasia. Ele as ajudou a organizar a Sociedade de Socorro e lhes disse que a Igreja não tinha sido plenamente organizada até começar a Sociedade de Socorro. Ela deveria se tornar uma parte crítica do plano de Deus, o seu lema, “A Caridade Nunca Falha”,  orientando os membros em seus trabalhos.

Julie B. Beck é a atual presidente da Sociedade de Socorro em todo o mundo. Isto a coloca na liderança sobre milhões de mulheres em diversos contextos. Locais braços da organização têm a participação líderes locais que reportam para as líderes da Estaca (regional). Toda a liderança da Sociedade de Socorro também é preenchida por mulheres em todos os níveis.

Julie Beck explicou:

Trabalhamos em parceria com os líderes do sacerdócio, que possuem as chaves que lhes dão autoridade para presidir, em nome do Senhor. Atuamos no Modo de sacerdócio, o que significa que, buscamos, recebemos e agimos sobre revelação, tomamos decisões nos Conselhos, e nos preocupamos com os cuidados dos individuos um a um. A nossa finalidade é a do sacerdócio a de nos prepararmos para as bênçãos da vida eterna fazendo e mantendo convênios. Portanto, como os nossos irmãos que possuem o sacerdócio, a nossa é uma obra de salvação, serviço e de se tornar um povo santo. (Veja Julie B. Beck, da Sociedade de Socorro: um trabalho sagrado.)

A Sociedade de Socorro tem um número de elementos que a ajuda a realizar o seu propósito. Cada domingo os Mórmon se reunem na igreja por três horas. Têm sua reunião padrão de adoração, e duas sessões de aulas. Uma classe é a Escola Dominical, com homens e mulheres juntos. Para as classes finais, os homens e as mulheres se reúnem separadamente. As mulheres têm Sociedade de Socorro, onde discutem o evangelho de um ponto de vista feminino. Elas aprendem a aplicar o evangelho em suas vidas diárias e as aulas são personalizadas para as necessidades individuais. As aulas são ministradas por mulheres que são chamadas (escolhidas) para ensinar.

Além disso, a Sociedade de Socorro tem grupos que se reunem periódicamente em outros dias. Alguns pequenos grupos se formam baseados em Interesses Especiaias, como literatura, a auto-suficiência, ou educação na criação de filhos. Se uma mulher tem interesse em formar um grupo, ela pode conversar com suas líderes da Sociedade de Socorro, o que significa que o grupo pode ter diversidade infinita. Uma vez por mês também a maioria das reuniões da Sociedades de Socorro tem classes maiores para todas as mulheres. Estas são muitas vezes uma combinação de espiritualidade e conhecimento prático. Ao longo dos anos eu aprendi algumas das seguintes habilidades em várias reuniões da Sociedade de Socorro: reparação de automóveis, canalização, culinária barata, costura, história familiar, jardinagem, línguas, educação em casa, o blog … as opções são várias como são as  mulheres que pertencem a organização. Além das aulas, muitas reuniões  da Sociedade de Socorro também envolvem o trabalho Humanitário.

O serviço é, obviamente, um componente básico da organização da Sociedade de Socorro. Uma parte popular do programa é o programa de alfabetização. A líder de alfabetização deve ser uma mulher membro da Sociedade de Socorro,  embora os homens possam receber o treinamento e também ensinar eles o fazem sob a direção de uma líder do sexo feminino. Alfabetização toma muitas formas, com base nas necessidades individual da congregação. Se alguém precisa aprender a ler, ele ou ela pode ser ensinado(a) por um professor particular. Se há multiplos interessados em aprende a ler, uma classe será organizada. Uma vez que os alunos têm concluam o curso, eles podem ensinar outros a ler, servindo como professor e como modelo exemplo para os alunos, que terão um professor que já esteve no lugar deles.

Durante meu tempo como líder de alfabetização, eu supervisionei uma classe de Inglês como um programa de Segunda Língua e uma classe de preparação para a cidadania. Nós também organizamos clubes de blogs, desde que no mundo hoje, o blog é um tipo de alfabetização. Outros programas podem ajudar os pais a criar leitores, ensinar ou escrever no diário ou a história pessoal, melhorar os conhecimentos de de informática, ou conduzir um clube literário do livro. Algumas ajudam a realizar trabalhos de casa em programas para crianças. Cada congregação escolhe focar o melhor programa que atenda às necessidades dos seus membros.

Outro programa de serviços realizado pela Sociedade de Socorro é o programa de professora visitante. As mulheres, trabalham em pares, e são designadas visitar várias mulheres a cada mês. Elas desenvolvem uma amizade com aquelas que visitam e, quando essa mulher precisa de ajuda, ela tem duas pessoas que ela pode contar. Como uma pessoa que se muda frequentemente, posso testemunhar sobre o valor de uma professora visitante. A primeira vez que morei longe da minha família foi muito difícil. Um dia eu precisei de ajuda mas porque eu era nova, eu sentia que não conhecia ninguém o suficiente para “incomodar ” com um pedido de assistência. Enquanto eu estava na minha cozinha, preocupando-me sobre o que fazer, eu notei na minha geladeira um pequeno cartaz com os nomes e números das minhas novas professoras visitantes, com um apelo no fim do cartaz para chamá-las primeiro. Aliviada, eu peguei o telefone e falei com uma das professoras visitantes que ficou muita animada por eu ter me sentido confortável o suficiente para pedir-lhe ajuda.

Anos antes disso, meu pai foi diagnosticado com um tumor cerebral. Sua cirurgia de emergência estava sendo feita em um lugar distante e eu precisava estar lá. No entanto, eu estava no processo de me mudar para fora do estado e meu marido já tinha ido na frente para conseguir seu novo escritório em também para encontrar uma casa para nós. Eu não tinha idéia de como organizar os milhões de detalhes da minha repentina complicada vida. Para piorar as coisas, minha professora visitante (eu só tinha uma na época) tinha acabado de se mudar e eu não tinha recebido uma nova ainda. Derrepente, bateram na minha  porta e lá estavam três mulheres. Elas eram as mulheres, que fui designada como professora visitante. Elas tinham ouvido falar do meu sofrimento e na descoberta de que eu não tinha professoras visitantes, elas haviam decidido fazer o contrário e ser as minhas professoras visitantes para o último mês que estaria vivendo lá. Elas já tinham definido o transporte para meus filhos para que eles pudessem chegar às reuniões e suas atividades e encontraram uma creche para mim enquanto eu estivesse fora da cidade. Quando voltei para pegar meus filhos, o jantar estava esperando por mim e alguém havia até dado a mesada das crianças já eu tinha estado fora no dia da mesada! As professoras visitantes constroem uma rede de amizades que podem ser um salva-vidas, literalmente às vezes, uma senhora idosa que viva sozinha vai ter sempre alguém checando ela regularmente.

Cada Sociedade de Socorro tem um líder serviço de solidariedade. Esta mulher acompanha todo o serviço de necessidade para as mulheres e os homens às vezes, na congregação. Se as professors visitantes conhecem uma necessidade que é grande demais para lidar sozinhas  elas, passam a informação a líder de serviço de solidariedade para resolver essa situação. A líder vai pedir ajuda a voluntários para intervir e ajudar. O serviço típico inclui em trazer refeições para as famílias doentes ou de luto, limpeza de casas quando uma família está se mudando, pegar crianças em situações de emergência, acompanhar uma pessoa idosa diáriamente, e levar as pessoas às consultas médicas.

Na próxima semana veremos como a visão Mórmon da Sociedade de Socorro Impacta a feminilidade.

About edmilson

Comentários

Diga o que você esta pensando...
e se você quiser escolher uma foto para aparecer no seu comentário, crie um avatar!




  • Pergunte a um Mórmon
  • Categorias